Dijap - Plantar e firmar raízes Cristãs!

Dijap - Plantar e firmar raízes Cristãs!

sábado, 28 de junho de 2014

Um cantinho pra chamar de meu!

Você se lembra de quando estudava? Como era sua escola? E o departamento infantil? Aliás, ele existia? Como era?
Embora muitos não parem para pensar nas práticas realizadas dentro do departamento infantil, pois acreditam que é apenas um espaço para “guardar” as crianças enquanto os adultos estudam a Bíblia, nós temos a consciência de que este é o cantinho especial no qual ele terá o primeiro contato com a Palavra de Deus.
Alguns terão salas bem divididas, climatizadas e muito recurso para empregar. Outros terão apenas um espaço pequeno dividido virtualmente com várias turmas. O importante não é o que você tem, mas o que você faz com o que tem.
O espaço dedicado à aprendizagem seja na escola secular e também na bíblica deve ser acolhedor, estimulante, sobretudo, um lugar em que a criança se sinta bem e confortável. Para a autora Maria das Graças Horn: “O ambiente de aprendizagem influencia as condutas das crianças pequenas de forma distinta, isto é, enquanto alguns incitam o movimento, por exemplo, outros trarão uma mensagem de mais repouso e tranquilidade”. Para ela os objetos, os aromas, as cores e a forma como os adultos se posicionam nesse ambiente faz toda a diferença na aprendizagem e no comportamento das crianças.
A sala de DIJAP deve ser alegre e preferencialmente com paredes pintadas, com mural para atividades, lousa e cadeiras confortáveis para as crianças. Use a criatividade para deixar o ambiente mais convidativo, ainda que com poucos recursos.

Dicas: Use tecido ou TNT para fazer cortinas, decore com gravuras bem atrativas as paredes e móveis e encape móveis antigos ou desgastados com película “contact” colorida. Isso torna o ambiente mais aconchegante sem muito investimento. Ah, tome cuidado para não deixar o ambiente muito carregado!


E aí? Como é o seu Dijap? Mande fotos do seu espaço para nós!

Espaço de berçário do DIJAP de Hortolândia.

Sem comentários:

Enviar um comentário