Dijap - Plantar e firmar raízes Cristãs!

Dijap - Plantar e firmar raízes Cristãs!

domingo, 6 de julho de 2014

Educação [cristã] começa em casa!

Vivemos dias em que os pais delegam a educação dos filhos à instituição de ensino. Em nome do trabalho e da carreira profissional os pais deixam os filhos – desde bebês – em tempo integral em creches e escolas.
O tempo que as crianças passam na escola é muito superior ao tempo em que ficam com os pais. Acordam cedo, passam o dia todo na escola e quando voltam exaustos logo dormem. Os pais não tem tempo de se relacionar com os filhos, logo, não tem tempo de educa-los, transmitem para a escola essa missão.
Não culpo os pais trabalhadores e nem posso incluir todos nessa situação, mas posso afirmar que categoricamente perdeu-se o respeito por autoridades, seja qual for, do professor da escola regular ao líder da igreja. Uma geração desorientada e desrespeitosa surge a cada dia!
Sou jovem, mas não lembro dos meus pais me darem razão quando reclamava de algum professor, pelo contrário, professor sempre tinha a razão! Havia indisciplina como hoje, mas sobretudo havia submissão e respeito pela figura do professor, antes, do adulto.
Onde estou querendo chegar?
A igreja fatalmente tem sido reflexo desta triste realidade na educação cristã, está seguindo a tendência da terceirização do ensino bíblico. É fato que a criança aprende lições preciosas no departamento infantil, é a semente do evangelho plantada em seu coraçãozinho, mas isso basta?
A bíblia trás um rico exemplo de que a educação cristã antes de atingir a dimensão da igreja está bem firmada no lar da criança. O Apostolo Paulo ao escrever para o jovem pastor Timóteo afirma: “Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. 2 Timóteo 3:15. Na primeira carta Paulo dá dicas de onde procedia a fé do jovem: Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe Eunice, e estou convencido de que também habita em você. 2 Timóteo 1:5. Timóteo é o claro exemplo de educação cristã que começa em casa.
A revista “O Clarim” vinculada à Federação da sociedade feminina adventista da promessa em sua ultima edição trouxe um artigo sobre Susanna Wesley, mãe e responsável pela educação cristã do teólogo cristão John Wesley. Suzanna é destacada pela forma exemplar como ensinou o evangelho aos filhos: Ela entendia o compromisso da maternidade como a responsabilidade de educar e formar homens e mulheres de Deus. Era a responsável pela alfabetização e evangelização dos próprios filhos”.

Susanna, Lóide e Eunice vêm nos ensinar que educação cristã começa no culto doméstico, na oração antes do jantar, na palavra branda entre a família, no testemunho dos pais, no respeito pelas autoridades, no cuidado e zelo com a Bíblia e, sobretudo, no amor que os pais demonstram por Jesus Cristo! Seja exemplo.

fonte:http://www.intercessoras.com.br/noticias/historias-de-vida/item/437-o-minist%C3%A9rio-de-susanna-wesley.html

Sem comentários:

Enviar um comentário