Dijap - Plantar e firmar raízes Cristãs!

Dijap - Plantar e firmar raízes Cristãs!

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Ideia de trabalho: Programa para Aniversários de 15 anos /Adolescentes

Programa "A vida é uma caixinha de surpresas"*

Material (15 itens p/ debutante):

- Sapato de salto;
- Urso de pelúcia;
- Relógio;
- Espelho;
- Livro didático;
- Calculadora;
- Mapa / Globo terrestre;
- Coração de pelúcia;
- Caixa vazia;
- Instrumento musical / microfone - De acordo com talento da jovem;
- Fotos da mocidade da igreja;
- Quadro com foto da Família;
- CD;
- Caixinha de música;
- Bíblia.

Desenvolvimento: Cada item deverá estar embrulhado numa caixa de presente e será trazido por uma amiga da jovem aniversariante segundo as orientações do narrador.

Narrador: Dizem que a vida é “uma caixinha de surpresas”. Por mais que tentemos controlar as situações, e às vezes temos a impressão de que estamos conseguindo, nunca sabemos o que acontecerá nos momentos futuros de nossas vidas. A juventude talvez seja o momento de maior ansiedade da nossa existência, queremos crescer, queremos conhecer e viver coisas novas.
Não podemos saber tudo o que o futuro nos reserva, pois somente Deus que é Onisciente tem esse poder. No entanto podemos deduzir algumas coisas que a nossa vida, essa caixinha de surpresas, pode nos reservar. Suas amigas lhe trouxeram cada uma, uma surpresa, coisas que você poderá encontrar e viver a partir de agora. Ao receber cada embrulho peço a você que abra e descubra quantas coisas há nesta caixinha de surpresas de sua vida. Nesse momento eu peço que entre a primeira caixinha de surpresa trazida por sua primeira amiga:

CAIXA 1 – Urso de Pelúcia – A vida lhe trará muitas coisas para viver daqui em diante e algumas coisas passarão a fazer parte de suas lembranças mais doces. O primeiro presente que você recebeu é um velho conhecido, um ursinho seu. Ele vai nos lembrar como é bom ser criança. Brincar de esconde-esconde, amarelinha, pular corda e se perder horas e horas em brincadeiras de casinha e boneca. Daqui em diante seus interesses mudarão, de menina você se torna moça e os brinquedos ficarão no baú da memória. Embora você tenha crescido e se tornado uma bela jovem um conselho quero deixar: Mantenha seu coração puro como o de uma criança. A palavra de Deus afirma que Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele".
(Marcos 10:15). Assim, que esse ursinho  lembre a você sobre a necessidade de uma vida em pureza e Santidade ao Senhor.

CAIXA 2 – Sapatos – O seu segundo presente representa o futuro, os passos que você dará daqui em diante. Você troca seus sapatinhos de menina por um lindo sapato de salto alto. Sobre os seus passos eu quero lhe dar um conselho que está nos sábios provérbios: Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros. Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade. Provérbios 4:26-27.

CAIXA 3 – Relógio – Sua amiga lhe trouxe um relógio e sabe por que este presente? A juventude trás consigo a responsabilidade de administrar bem o seu tempo. Como está escrito no livro de Eclesiastes, Deus marca o tempo certo para cada coisa. Procure ser responsável em tudo o que fizer, haverá tempo de estudar, tempo de divertir-se, tempo de falar, tempo de calar-se, haverá tempo para todas as suas atividades. O que aconselho agora é que lembre-se de adorar a Deus em todo o tempo e em tudo o que fizer. Todo tempo é tempo de Adorar a Deus.

CAIXA 4 - Espelho - Uma das marcas mais significativas da juventude é a vaidade, sobretudo para as mulheres. Por isso meu conselho é que você se sinta bem consigo mesma, arrume-se, perfume-se e seja confiante, isso faz bem. Lembre-se, porém das palavras do sábio provérbio que diz “A formosura é uma ilusão e a beleza acaba, mas a mulher que teme ao Senhor será louvada”. Ao olhar neste espelho lembre-se que a verdadeira beleza está num coração temente ao Senhor.

CAIXA 5 – Livro – Esse livro vem lembrar a importância dos estudos na sua vida, daqui em diante você começará a refletir melhor sobre seu futuro profissional e sobre que carreira desejará seguir. A Bíblia afirma nos sábios provérbios que “a sabedoria também será boa para a sua alma; se você a encontrar, certamente haverá futuro para você, e a sua esperança não vai decepcioná-la”. Meu conselho agora é que você busque se aperfeiçoar em seus estudos e dedique-se para adquirir sabedoria. Que sua carreira seja também para a Glória de Deus.

CAIXA 6 – Calculadora – O sexto presente que você recebeu é uma calculadora e assim como o presente anterior vem ensinar sobre a importância de uma boa administração de sua vida profissional. Logo você terá um emprego e terá de administrar com sabedoria suas finanças. Lembre-se de ser fiel a Deus também no seu salário, a palavra do Senhor afirma que “Quem anda com integridade anda com segurança”. Seja integra nas suas finanças e Deus te abençoará.

CAIXA 7 – Mapa – Você recebeu um mapa agora, o que será que ele quer nos ensinar? Você deve saber que nossa vida é como esse mapa, existem muitos caminhos a seguir e suas escolhas determinarão onde chegar. Lembre-se que “Há caminho que parece reto ao homem, mas no final conduz à morte”. Entregue seu caminho ao Senhor e confia nele, Ele saberá por onde te conduzir e você será abençoada por onde quer que andar.

CAIXA 8 – Coração – Esse coração representa os  sentimentos que virão. A juventude traz consigo o anseio por amar e ser correspondido, apaixonar-se e viver um romance tal como um filme de amor. Desde o inicio da Humanidade o Senhor declarou: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda". No entanto, é necessário lembrar que assim como para as demais áreas de sua vida haverá o tempo certo para cada decisão e também uma consequência para cada escolha, seja ela boa ou ruim. O conselho mais verdadeiro e necessário a respeito de seus sentimentos é aquele que a Palavra do Senhor nos deixa no livro de I Pedro: “Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo". Meu conselho é que você descanse no Senhor e lance sobre Ele toda a sua ansiedade, Ele sempre estará cuidando de você e providenciando o melhor e no tempo certo.

CAIXA 9 – Caixa vazia – Onde está o presente? É uma bela caixa e está vazia, que decepção...Esse presente vem nos lembrar que nem sempre as coisas serão como nós queremos ou planejamos, nos ensina também a tomarmos cuidado quanto às aparências, nem sempre as coisas são como aparentam ser e fatalmente podemos nos frustrar. A Bíblia afirma que “muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor”. Provérbios 19:21. Mais uma vez trago o conselho de confiar no Senhor e esperar por sua Santa vontade e também aconselho a tomar cuidado com as aparências, elas podem enganar.

CAIXA 10 – Fotos da mocidade - Seu décimo presente é um álbum de recordações feito especialmente para você com fotos suas e de seus amigos. Ter amigos é maravilhoso e a Palavra do Senhor reconhece que existem amigos mais chegados que irmãos. Hoje muitos amigos seus estão presentes, são pessoas que amam você e se importam com sua vida. Quero lembrar a você que um amigo verdadeiro é aquele que te aproxima de Deus e que nos momentos de dificuldades te ajuda a passar pelas provações com fé. Nunca se esqueça e nem despreze seus verdadeiros amigos, eles te amam tanto que desejam passar a eternidade ao seu lado juntamente com o amigo maior Jesus Cristo.

CAIXA 11 – Talento – Este instrumento musical representa seus dons e talentos. Sabemos que Deus nos fez dotados de talentos e com você não é diferente. Deixo a você o conselho que está no livro de Eclesiastes: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”.
Eclesiastes 9:10

CAIXA 12 - Quadro de Família – Este é o maior presente que você possui e o mais valioso: Sua família. Quero lembrar a você que não importa o que aconteça na sua vida, bons ou maus momentos, alegrias ou tristezas, erros ou acertos, o que posso garantir é que as únicas pessoas nesta Terra que estarão sempre com você, em quaisquer circunstancias, serão seus pais, irmãos, a sua família. Eles sempre serão seu bem mais valioso. Sua vida não é um acaso, você foi planejada por Deus e sonhada, desejada por seus pais. Nunca se esqueça de que você deve tudo a eles, o que você é e tem. Esta festa está sendo comemorada porque seus pais desejaram agradecer ao Senhor uma benção maravilhosa em suas vidas que é você. Honrar os pais é mais que necessário, é um mandamento de Deus: "Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá”. Quero lembrar a você que esta ordem não é apenas para a sua juventude, mas sim por toda a sua vida, ainda que você cresça, tenha sua profissão e até sua própria família, eles sempre serão seu porto seguro em quem poderá confiar sem temer e a quem deverá honras.

CAIXA 13 - CD de Música – Este presente é uma sugestão para uma música também. Em gratidão a Deus neste momento ouviremos um louvor.

CAIXA 14 - Caixinha de música – A caixinha de música é convite para uma dança (Esse espaço é destinado à valsa /dança/coreografia da aniversariantes e amigos).

CAIXA 15 - Bíblia – São quinze anos de vida e ainda falta um presente especial. Seu último presente é o mais importante. Acerca dele lemos no livro de Salmos: A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho. Para esse momento eu convidar o Pastor que  entregará bíblia à aniversariantes, fará considerações e oração final.

ENCERRAMENTO: Chegamos ao final desta cerimônia, em nome da família agradeço a participação de todos os presentes e peço uma salva de palmas para nossa aniversariante.

Roteiro escrito e idealizado por Bianca Briguenti.

*Esse programa foi realizado na festa de debutante de uma jovem da Igreja Adventista da Promessa em Nova Veneza/Sumaré e pode ser adaptado para culto de aniversário de uma adolescente.

Sem comentários:

Enviar um comentário