Dijap - Plantar e firmar raízes Cristãs!

Dijap - Plantar e firmar raízes Cristãs!

sábado, 14 de junho de 2014

O desafio da docência - Amor ou obrigação?

A educação brasileira num âmbito geral tem enfrentado uma imensa degradação, más condições de trabalho e a presença de uma sociedade sem limites – começando dos pais e transferindo-se aos filhos – fazem com que muitos desanimem e se desinteressem pela docência. Na igreja também somos desafiados ao formar uma equipe de trabalho que atue na área de educação crista, sobretudo infanto-juvenil. Poucos são os que aceitam a missão ou abraçam verdadeiramente a causa de crianças e adolescentes na igreja, muitos entram sem muito ânimo e depois de muita insistência. Não é raro encontramos ano após ano as mesmas pessoas envolvidas no ministério.
O autor Howard Hendricks em seu livro "Ensinando para transformar vidas" declara sobre o recrutamento de professores e líderes do departamento infanto-juvenil:

A principal exigência é que sejam fiéis e constantes, que tenham tempo disponível para ensinar sem que seja necessário insistir demais para que aceitem o cargo, e que estejam predispostas a aprender também (pág. 18 e 19).

Tendo em vista essas exigências é possível que o leitor pense que é improvável encontrar um sujeito que se adeque ao cargo. Se você é docente de coração eu te desafio a buscar crentes com esses atributos para a próxima gestão, não olhe as condições, apenas ore e peça para que o Senhor desperte jovens, homens e mulheres de fé para assumir a preciosa missão de plantar e firmar raízes cristãs!
Para o educador Paulo Freire “Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!”, trazendo isso para uma visão cristã significa fazer da docência um ministério.
Ministério significa vida, uma vida que é exemplo, que transforma para uma nova perspectiva, para uma nova visão!
Muitas vezes vemos pedagogos e professores sentados nos bancos da igreja, são pessoas capacitadas profissionalmente para esta obra, mas não para o discipulado dos pequeninos. Em contrapartida, encontraremos pessoas que ainda que muito distante de sua área de formação profissional amarão o ensino de forma ardente, serão professores de coração e alma, transformadores de vidas e histórias. Invista neles!
A palavra do Senhor nos ensina a importância de fazermos o nosso melhor com o dom que recebemos:

De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;
Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;
Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria. Romanos 12:6-8 NVI

Faça um propósito, na hora de escolher a próxima equipe de trabalho procure pessoas que amam o ministério, não insista, não tente convencer ninguém, coloque essa causa nas mãos de Deus e ele levantará servos capazes que amem o ministério Infanto-Juvenil.

Por Bianca Briguenti - DIJAP Paulista

Sem comentários:

Enviar um comentário