Quando entramos na sala de aula seja de crianças pequenas ou de adolescentes, somos encarados por penetrantes olhares que esperam de nós algo que os motive, incomode, divirta e sobretudo, ensine.
Os alunos chegam ao departamento infantil cheios de expectativas e o DIJAP deve tomar cuidado para não reproduzir um modelo idêntico ao da escola secular que as crianças encaram semanalmente. É necessário que a aula do departamento infantil seja diferente, prática, empolgante, que faça a criança e o adolescente desejarem estar todos os sábados na igreja.
Um dos segredos de uma boa aula é o planejamento. Nada pior do que a criança chegar no sábado e ver o professor inventando e improvisando uma aula que ele não preparou. Não se engane! A criança sabe muito bem quando você está preparado ou está só "enrolando".
O bom professor planeja antecipadamente suas ações, separa materiais e requere com tesoureiro verba caso necessite comprar algo diferente para a atividade. Algo importante que deve ser priorizado pelo professor é o planejamento por faixa etária. Se sua classe é multisseriada aplique atividades diferentes ainda que esteja ministrando a mesma aula. Uma atividade que exija muita coordenação motora fina se aplicará melhor aos primários, escolha algo mais simples para o maternal, por exemplo.
Outra aliada do professor na sala de DIJAP é a rotina. É difícil para a criança não saber o que vai acontecer no sábado, surpresas são agradáveis durante uma aula planejada mas cada sábado a criança ficar sob cuidados de pessoas diferentes ou sem uma rotina definida causam stress e desmotivação.
Planeje uma rotina fixa para o sábado que inclua momento de louvores, lanche, oferta, orações, exposição do assunto estudado, atividades lúdicas e de fixação. Essa rotina é importante para que a criança saiba o que vai acontecer, que haverá momentos para conversar com os colegas, momentos que deverá se concentrar no professor e também de reverencia nas orações.
Converse com sua equipe de DIJAP sobre como planejar melhor a rotina das classes e assim melhorar suas aulas,otimizar espaços e ampliar o interesse das crianças e adolescentes na igreja.
Sardinhas frescas e pão para aula sobre a multiplicação dos pães e peixes na aula de um de nossos DIJAP's.
Sugestão de Rotina para aula infantil:
1. Chamada dos alunos presentes - Pode ser um bom momento para olhar seu aluno, perguntar como passou a semana e como ele está. Aproveite para apresentar as visitas;
2. Oração - Faça oração com as crianças ou peça que alguma criança o faça;
3. Louvores - Cante canções alegres e com muitos gestos, isso quebra o gelo e deixa as criança animadas para a aula;
4. Explanação do Assunto - Faça de forma adequada à faixa etária (use recursos visuais que ajudam muito para atrair a atenção das crianças);
5.Atividade de fixação - Aplique de forma prática o conteúdo aprendido;
6. Oferta - Incentive as crianças a ofertarem e sempre orem antes da retirada da oferta;
7. Lanche - Não deixe de orar antes do lanche e incentive as crianças a fazer o mesmo;
8. Atividade lúdica - Se houver tempo, antes das crianças serem entregues aos pais ou entrarem para o culto, deixe que as crianças brinquem um pouco de forma livre. É sempre bom ter jogos cristãos, massa de modelar, quebra-cabeças. É saudável que as crianças tenham tempo de socializar com as outras.